quarta-feira, 6 de julho de 2011

EM BUSCA DE NOVAS ESPÉCIES



No dia 21/06/2011 o Francaves foi matéria no Jornal Comércio da Franca
Segue abaixo a matéria completa


“Divulgar e conhecer para preservar”. Com este lema nasceu em 2010 a ONG Instituto Ecológico Francaves que reúne três biólogos e dois fotógrafos especialistas em meio ambiente. Apaixonados pela natureza o grupo, que levou quase três anos para se tornar uma organização não governamental, dedica boa parte do tempo em observar e catalogar aves existentes tanto na zona urbana de Franca como nas matas da região. A dedicação da equipe resultou, até o momento, em quase 200 espécies catalogadas que estão expostas no site www.francaves.com.br. Mas em breve, as imagens devem ir parar nas páginas de um livro que a ONG batalha para conseguir publicar.
Enquanto esse sonho não é concretizado, os biólogos Kelly Torralvo, Gustavo Garcia, Carlos Amorim e os fotógrafos e ambientalistas, Leandro Borges e Douglas Fernando, seguem trabalhando em prol da preservação das espécies. E o grupo não se dedica apenas às aves. “Fazemos também um levantamento de fauna nas propriedades rurais. Na Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista, promovemos educação ambiental e procuramos vestígios de animais silvestres”, disse Kelly.
O grupo pode ser visto ainda nas regiões dos residenciais Campo Belo e Amazonas no Parque dos Trabalhadores, em Franca, e nas proximidades da Usina de Peixoto, em Ibiraci (MG). “Na verdade estamos sempre observando. Se estamos dirigindo ou andando e nos deparamos com um pássaro paramos para olhar e fotografar. Uma vez encontrei um conhecido como ‘soldadinho’. No momento não sabia se arrumava a máquina ou se tirava logo a foto com medo dele ir embora”, disse Gustavo. Kelly completou: “Há várias semanas, estava procurando vestígios de animais silvestres (consiste em procurar pegadas e fezes) e não tinha encontrado nada. Fiquei eufórica quando encontrei pegadas de um tamanduá. Não sabia se fazia anotação ou o molde da pegada. Mas para fazer isso é preciso gostar muito”.

DIFICULDADES
A ONG ainda enfrenta muitas dificuldades financeiras e luta para conseguir sede. Para isso busca firmar parcerias com prefeituras e empresas ligadas a questão ambiental. “Por enquanto, todos os integrantes têm outro trabalho, mas gostaríamos de dedicarmos somente à ONG”, afirmou Kelly. A organização tem um canal na internet com informações sobre como doar e ajudar. O endereço é www.francaves.com.br, francaves@francaves.com.br.

Atividades da ONG
Levantamento de fauna para propriedades rurais
Educação ambiental junto a escolas desenvolvido na Fazenda Santa Cecília, em Patrocínio Paulista
Cursos e palestras
Consultoria em geral para empresas, prefeituras, propriedades particulares e escolas
Acompanhamento de animais exóticos que vivem em cativeiro com o desenvolvimento de trabalhos para melhorar o bem-estar dos mesmos

Parcerias
O Instituto Ecológico Francaves tem parceria com o Instituto Reserva Natural e busca apoio de prefeituras e empresas ligadas à questão ambiental

Ações desenvolvidas
-Programa Monitoramento do Urubu Rei - tem como objetivo observar a existência da avena região de Franca e no sul de Minas Gerais.
-Projeto Nascente das Gerais que objetiva à identificação de espécies de animais, não só de aves, do circuito nascentes das gerais englobando os municípios mineiros de Sacramento, Delfinópolis e Ibiraci.
-Projeto Ilhas de Biodiversidade - identificar as aves que vivem dentro da área urbana de Franca. Desenvolvido em parceria com o Instituto Reserva Natural. São avaliadas as características relacionadas a qualidade de conservação ambiental, fauna e flora remanescentes como indicadores ambientais.

Projetos futuros
-Lançamento de um livro com as aves encontradas e catalogadas na região de Franca para ajudar na identificação
-Conseguir sede própria
-Firmar parcerias

Contatos
Quem quiser conhecer o trabalho da ONG Instituto Ecológico Francaves pode acessar o site
www.francaves.com.br

Para contatos e doações basta ligar para:
(16) 9195-4819 - Gustavo Garcia
(16) 9122-4376 - Kelly Torralvo

Fonte:- Jornal Comércio da Franca - 21/06/2011
Reportágem:- Patricia Paim
Foto: Fael Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário