terça-feira, 26 de julho de 2011

SUÇUARANA INVADE QUINTAL E É CAPTURADA POR BOMBEIROS NO INTERIOR DE SP


Bombeiros, policiais militares e ambientais de Presidente Epitácio (675 km de São Paulo) levaram pelo menos oito horas para capturar uma suçuarana, também conhecida como onça-parda, que invadiu o quintal de uma casa na segunda-feira (25).
O armador de ferragens Carlos Alberto da Costa e Silva, morador do imóvel, deu de cara com o animal por volta das 7h, ao sair para colocar o lixo na rua. Ele achou que o que viu era um cachorro, mas um vizinho o alertou que se tratava de uma onça.
“A primeira coisa que fiz foi correr para dentro de casa e proteger minha família. Lá estavam duas netinhas e minha mulher”, disse Silva. Mas o animal não demonstrou agressividade, como no caso de um leopardo que, na semana passada, feriu 11 pessoas e acabou morto pouco depois, em um vilarejo na Índia.
A onça só demonstrou irritação ao ser alvejada quatro vezes com dardos contendo tranquilizantes. A captura, que contou com 20 pessoas, entre policiais, um veterinário e uma bióloga, ocorreu por volta das 15h. O animal só foi dominado no período da tarde porque em Presidente Epitácio não havia dardos com tranquilizantes. O material teve de ser trazido de Presidente Prudente, a 120 km de distância.
Enquanto isso, a onça, um macho jovem, permaneceu deitada o tempo todo no fundo do quintal da casa. Nem a presença de curiosos nas imediações a incomodou.
O fato de o bicho ter aparecido na cidade pode estar associado com a falta de alimento nas matas próximas, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). A onça-parda, também conhecida como suçuarana, tem hábitos noturnos.
Após passar por exames, o animal foi solto no Parque Estadual do Morro do Diabo, que possui 800 mil hectares e está localizado em Teodoro Sampaio, município às margens do rio Paranapanema, na divisa com o Paraná.

Fonte: Site UOL - 26/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário