quarta-feira, 7 de setembro de 2011

EQUIPE DO IEF PARTICIPA DE CURSO DE ORNITOLOGIA EM MONTE BELO-MG

Nos dias 03 e 04 de Setembro na cidade mineira de Monte Belo-MG os biólogos do Instituto Ecológico Francaves Gustavo Garcia e Kelly Torralvo participaram de um curso de ornitologia realizado na RPPN Fazenda Lagoa. O curso foi ministrado pelo biólogo especialista em aves Davi Castro Tavares. Esteve presente neste curso biólogos, estudantes de biologia entre pessoas de outras áreas e amantes da ornitologia.
O curso deve como lema “Ornitologia da teoria ao campo” abortando temas como: A evolução das aves, Observação de aves, Disseminação de sementes pelas aves, Espécies de aves encontradas no Brasil entre outros.
Com uma galera representando três estado do sudeste do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, o curso teve duas partes teoria no dia 03 e prática de observação de aves e montagem de rede de neblina no dia 04. Foram encontradas diversas espécies de aves como: ferreirinho relógio (Todirostrum cinereum), urubu de cabeça vermelha (Cathartes aura), sabiá laranjeira (Turdus rufiventris), pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus), joão porca (Lochmias nematura), Viuvinha    (Colonia colonus) entre outras diversas.
Ainda no dia 03 no período noturno acompanhado do biólogo Roberto Leonam tiveram a oportunidade de acompanhar a captura de morcegos utilizando rede de neblina "uma experiência acho que não só para mim única como de todos que estiveram no curso" - diz o biólogo Gustavo Garcia.
Durante o curso a equipe do Francaves obteve trocas de experiência com outras observadores, novas parcerias, convites para passarinhadas e o mais importante novas amizades.
A equipe do Francaves agradece aos organizadores do curso pela hospitalidade durantes este dois dias de experiência e diversão.

                                          Equipe Francaves: Kelly e Gustavo

                                          Galera do curso

                                          Prática de montagem de rede de neblina.

                                          Prática de captura de morcegos.

                                          ferreirinho relógio (Todirostrum cinereum)

                                          urubu de cabeça vermelha (Cathartes aura).

                                                                            pica-pau-anão-barrado (Picumnus cirratus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário