Ainda não publicado, no ano de 2010 foi feito o primeiro registro documentando de urubu-rei (Sarcoramphus papa) para o município de Franca. O biólogo Cadu Amorim guiava um grupo de observadores de aves próximo a uma área verde urbana no Campo Belo, quando se deparou com um sobrevoo rasante em um clareira por entre as árvores. Foi emocionante disse o biólogo. Este registro tem uma importância significativa, pois esta espécie nunca foi vista pela cidade. Ainda mais assim perto do centro urbano, concluiu.
O maior e mais colorido dos urubus brasileiros com uma envergadura de até 2 metros, possui coloração escura até seis meses de vida. Seu pescoço é todo colorido e seu olho branco. Alimenta-se de carniças e eventualmente de pequenos animais silvestres que pode encontrar em seu vasto território. Acredita-se que o espécime encontrado em Franca seja proveniente do ninhal monitorado pelo Francaves em parceria com o PUB e o ambientalista Douglas Fernando, que já fotografou esta espécie em diversos pontos da região.
O urubu-rei francano, pode ser observado em uma corrente de ar por aproximadamente quinze minutos, quando subitamente fez seu último voo rasante desaparecendo da visão dos observadores.
Urubu rei observado na cidade de Franca-SP em 2010. Imagem: Cadu Amorim
Fonte: www.urubusdobrasil.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário