segunda-feira, 1 de outubro de 2012

EXPEDIÇÃO BETREZEMA


Shipping Betrezema
Expedición Betrezema

No mercado dos laticínios uma grande clientela que mantém a fidelidade através de anos, atraídos pelo tratamento carinhoso, dedicado e competente tem experimentado cada vez mais o saboroso queijo mineiro, produzido artesanalmente por seus proprietários do leite colhido das dezenas de búfalas criadas na Fazenda Betrezema. 

Gado Bubalino criado na fazenda



Com prazer, que todaa família Oliveira convida aos visitantes sempre a participar da elaboração de um processo de fabricação do queijo de Búfala. Assim, através do“poder sentir”, é que se pode provar o saboroso queijo e comprar para saborear de volta ao lar. A essência do sucesso é: reunir dedicação desde a criação dos animais, a colheita do leite e o comprometimento com a arte de bem receber e, principalmente,por serem apaixonados pelo que fazem.



Capela centenária
Aspécto da Fazenda

Situada em uma área totalmente arborizada, que no seu percurso transmite uma agradável   sensação detranquilidade, que somado à beleza do lugar, fazem da Fazenda Betrezema um local encantador para banhos de rio, observação de aves e caminhadas matinais ou noturnas.


Área de cerrado

A Fazenda Betrezema é uma das mais importantes propriedades do ciclo do leite da região, originada em consequência da expansão da ocupação humana feita pelos fazendeiros do sul de Minas que povoaram Piumhi e Pimenta nos séculos XIX e XX. Com a sede a menos de 2 km da rodovia MG-050, a propriedade é composta por terras no estado natural vegetacional de Cerrado, com matas secundárias e dois córregos significativos para sua subsistência.

Fora a referida produção pecuária, o Sr. Zezinho Oliveira possui grande criação de gado bubalino.  Além da criação de gado leiteiro, a Betrezema hoje tem registrado diversas espécies de animais da fauna silvestre, talvez devido à proximidade com o Parque Nacional da Serra da Canastra. Os proprietários mantém as características rurais da propriedade como a casa grande, o curral, a capela entre outros.
Tamandua tetradactyla

Saltator atricollis

Na intenção de praticarmos o turismo ecológico, recorremos a fazer parte das trilhas pela manhã e no fim do dia. Além da filha do proprietário, estávamos reunidos em profissionais de meio ambiente, juntamente com os biólogos do Instituto Ecológico Francaves, que deu inicio as pesquisas na região. Foi possível observar a presença de diversas espécies de aves, mamíferos e répteis como: o Tamanduá bandeira(Myrmecophaga tridactyla), o tamanduá mirim (Tamandua tetradactyla), o Sauá (Callicebus nigrifrons), o Urubu rei (Sarcoramphus papa) o Pavó (Pyroderus scutatus), a Seriema (Cariama cristata), o Galito (Alectrurus tricolor) e os lagartos Teiu (Tupinambis teguixim) e o Ameiva (Ameiva ameiva). Percorremos os trechos a pé. O que mais nos chamou a atenção, foi um rastro de felino que registramos, aumentando a importância do lugar. A fazenda está inserida em uma comunidade rural denominada Barro Preto, e da varanda de sua sede é possível avistar outras propriedades do entorno. Local de natureza exuberante, com escarpas, rios e campos.  

Vestigio de felino (NI)






Fonte: ICMBio / IEF / IEFRA / COA-RJ
Agradecimentos: Zezinho Oliveira / Barthira Oliveira / 

Nenhum comentário:

Postar um comentário