quarta-feira, 19 de outubro de 2011

POLÍCIA APREENDE EM PORTA-MALA 78 FILHOTES DE PAPAGAIO E UMA ARARA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

A Polícia de São José do Rio Preto  (438 km de São Paulo prendeu na madrugada deste domingo (16) duas pessoas que transportavam 78 filhotes de papagaios e uma arara canindé, na rodovia Washington Luiz.

As aves foram apreendidas no porta-mala de um Gol e tinha de 20 dias a dois meses de idade. Os dois foram presos por tráfico de animais, mas vão responder processo em liberdade.

As aves foram encaminhadas ao bosque municipal de São José do Rio Preto. Os acusados foram multados em R$ 800,00 por ave e mais R$ 5.000,00 pela arara, que é animal em extinção. Se condenados eles podem pegar um ano de prisão.

De acordo com o tenente Alesssandro Daleck, da Polícia Ambiental, a regiao e rota de tráfico de animais silvestres, e as apreensões de aves são comuns, principalmente na primavera, época de prociação dos animais.

Nos últimos três meses foram apreendidas mais de mil aves, que são os alvos preferidos dos traficantes.

O veterinário do bosque de Rio Preto, Bernard Von Shimovsky, informou ao UOL Notícias que diretamente chegam aves apreendidas pela Polícia Ambiental. "Nesse final de semana foram quase 100. Foram setes no sábado e essas 78 que chegaram hoje".

No bosque há desde gavião até maritacas, periquitos e corujas, todos encaminhados pela Polícia Ambiental. As aves apreendidas ontem estavam indo pra São Paulo, onde seriam comercializadas em feiras.

Elas foram retiradas de ninhais da região de Icém, onde há mata ciliar preservada, local de prociação das aves. "Nessa região a mata nativa ainda é predominante próxima aos rios, e lá é comum os traficantes agirem", informou Daleck.

Os filhotes ficam no bosque de Rio Preto, onde estão sendo alimentados e serão cuidados até que possam ser reintroduzidos na natureza.

Abaixo vemos os filhotes de papagaio em uma caixa de madeira.











Fonte: Site Uol - 18/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário