quarta-feira, 5 de outubro de 2011

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MAIS DE 200 PÁSSAROS SILVESTRES

Operação de fiscalização em Presidente Prudente encontrou grande quantidade de pássaros, entre eles uma espécie de arara em extinção

A Polícia Militar Ambiental autuou nesta quarta-feira, 28, dois homens com mais de 200 aves silvestres em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Os indivíduos estavam em um carro e não obedeceram a ordem de parada em um bloqueio da Policial Militar na Rodovia Ângelo Rena. Na fuga, o motorista perdeu o controle da direção e bateu o carro em um poste. As aves estavam no porta-malas dentro de caixas.

Os dois foram autuados pelo tráfico de 201 pássaros da fauna silvestre, transportados irregularmente, sendo uma arara piranga e 200 papagaios verdadeiros. As aves estavam acondicionados precariamente em seis caixas plásticas, o que ocasionou a morte de vários deles.

Tal prática configurou crime de transporte ilegal de animais silvestres e maus tratos, sendo lavrados duas multas no valor total de R$ 206.500,00 para cada um dos envolvidos no crime.
Os pássaros foram destinados à Associação de Proteção aos Animais Silvestres de Assis – APAS, onde receberão os cuidados necessários.

A Polícia Militar Ambiental ressalta que entre a segunda quinzena do mês de setembro e início de novembro o tráfico destes animais, oriundos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sofre aumento significativo devido à época de reprodução. Neste período, o Policiamento Ambiental é intensificado nas fronteiras com estes Estados com a finalidade de coibir este crime.

 Desta forma, a Polícia Militar Ambiental foca seus esforços na prevenção e repressão deste tipo de infração e conta com as denúncias da população como importante ferramenta para o combate de crimes desta natureza. Para colaborar, basta ligar para o Disque Ambiente – 0800 113560. A pessoa não precisa se identificar



Nenhum comentário:

Postar um comentário