quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ILHAS DE BIODIVERSIDADE

A temática das florestas urbanas não ocupa lugar privilegiado junto aos estudos de biogeografia ecológica e conservação da natureza, apesar de serem ecossistemas atípicos, compostos pela interação entre sistemas e antropogênicos. Dessa maneira, o projeto de longo prazo Ilhas de Biodiversidade tem por objetivo realizar o diagnóstico ambiental, incluindo medidas de manejo ou mitigadora, dos remanescentes florestais do município de Franca-SP, tendo por base sua caracterização ecológica, potenciais pressões e levantamento da avifauna.

A diversidade da avifauna é uma indicação confiável da saúde e funcionalidade do fragmento florestal, constituindo um dos grupos faunísticos mais importantes em termos de bioindicação da qualidade ambiental, devido à facilidade de obtenção de dados em pesquisa de campo em curto espaço de tempo.

É inquestionável que a permanência e conservação de florestas urbanas nas grandes cidades constituem um indicador de qualidade de vida, urbanismo e respeito ao meio ambiente, sendo ecossistemas compostos pela interação entre sistemas naturais e antropogênicos, podendo ser definidas como todo remanescente florestal inserido em matriz tipicamente urbana, submetendo-se as pressões das cidades.

Baseando-se nos resultados das etapas de campo será elaborado um relátorio com possíveis estratégias de uso e conservação dos remanescentes florestais que oferecerá formas de disciplinar e incrementar o uso consciente de tais áreas, visando subsidiar um programa de Educação Ambiental integrado.

Identificar o estado de conservação e biodiversidade dos remanescentes florestais urbanos é o primeiro passo para determinar estratégias de conservação e viabilidade.







O projeto Ilhas de Biodiversidade é realizado em parceria com a ONG Instituto Reserva Natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário