segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

URUBU-REI (SARCORAMPHUS PAPA)

Com (71-81 cm, macho 109%, 3,0kg, envergadura de 180cm) o urubu-rei ocorre em florestas densas e áreas abertas adjacentes, como campos, cerrados, caatingas, matas de galeria e pastos. Plana alto, localizando carcaças acultas nas florestas e também vigiando urubus do genero  Cathartes, que as localizam primeiro através do olfato. Com seu bico forte, consegue rasgar o couro duro de mamíferos. Com isso, também ajuda a outros urubus de bicos menos possantes. Aproveita-se de animais atropelados ao longo de estradas e rodovias, ou afogados em grandes rios. Incuba de 1 a 2 ovos brancos em ninhos abandonados de gaviões ou diretamente no solo, entre sapopemas, escarpas rochosas em área florestadas ou em cavidades nas árvores. A despeito de seu tamanho, é subjugado pelo Coragyps quando estão entre grandes carcaças.

O Francaves possui um programa de monitoramento do urubu-rei. Esta pesquisa, de grande importancia para a Instituíção, tem como objetivo investigar a ocorrência do Urubu Rei (Sarcoramphus papa) na região de Franca e sul de Minas Gerais. Há pelo menos 05 (cinco) anos, o ambientalista do Francaves, Douglas Fernando vem acompanhando a vida destes animais na região. Já foram observados mais de 30 indivíduos diferentes em uma mesma área, o que justifica a importância de nossas pesquisas. O biólogo Cadu Amorim, que estuda a espécie ha algum tempo, acredita que temos muitas coisas por descobrir sobre a vida destes animais.

No último dia 05 de Janeiro de 2012 o Francaves teve uma nota científca aceita pela revista Atualidades Ornitológicas o artigo e o link do site.

                                 Link: http://www.ao.com.br/


                                           Foto: Douglas Fernando.

                                          Foto: Douglas Fernando


Fonte: Fonte:- Guia de campo Avis Brasilis - Avifauna Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário