Islands of Biodiversity in Franca do Imperador
Islas de la Biodiversidad en Franca do ImperadorA cidade de Franca hoje é a maior área representativa para a Observação de Aves no nordeste do Estado de São Paulo. Nela possuem muitos interessados no assunto e alguns grupos de pesquisa e reunião em prol das aves. Tem também um professor Ornitólogo da faculdade local que também expõe suas pesquisas com elas. No município não existem mais áreas contínuas de mata Atlântica, mas é possível encontrar grandes fragmentos de cerrado. A formação e geologia do local hoje é uma planície rodeada por diversas serras. A sua área possui trechos com mais de mil metros de altitude, como é registrado na própria cidade de Franca.
Cidade de Franca (foto: Mogiana online)
Franca rural (foto: google)
O cerrado de Franca possui uma fauna bem variada. Centenas de espécies de peixes, uma vastíssima comunidade de aves: mais de 300 espécies vivem na região. Existem ainda populações de répteis, como lagartos e cobras, e mamíferos, como capivaras, macacos, pumas, tatus, quatis,veados,tamanduás, entre tantos outros animais.
Hydrochoerus hydrochaeris no corrego Cubatão (Jardim Amazonas)
Após anos de atividade econômica na região, a biodiversidade e paisagem são praticamente dizimadas, uma beleza selvagem há muito intocada. Campos abertos e limpos, rios, capões, cordilheiras, fazem parte deste mosaico. Nesses espaços diferenciados, existem fazendas de gado e café, mas o que predomina ainda é a monocultura da Cana-de-açúcar. Uma rica flora ainda é exuberante. Franca é uma região de clima quente durante a maior parte do ano. Porém o inverno costuma ser rigoroso, com temperaturas bem baixas.
Trecho de mata na cidade
Observação de aves
Quem conhece este pedaço de chão escondido, encontra uma cidade pacata e acolhedora. Na sua cidade é possível encontrar alguns trechos de mata que, mesmo citiados, ainda abrigam espécies de grande importância no cenário da ornitologia nacional, como misterioso caburé acanelado (Aegolius harrisii), encontrado pelo Ambientalista Douglas Fernando. Recentemente, como foi aqui divulgado, a também presença do Urubu Rei (Sarcoramphus papa), bem no centro da cidade, fotografado pelo Biólogo Cadu Amorim que guiava um grupo. Temos também o prazer de conviver, com o Grupo de Observadores da cidade, o Francaves que, hoje Instituto, apoia nossas pesquisas.
Parque Municipal
Ara ararauna no centro de Franca (foto: Douglas Fernando)
As matas do Jardim Amazonas, Recreio Campo Belo, Jardim Milena, Jardim Samelo, Jardim Noêmia, Jardim Brasilandia e zona rural nos convidam a um belo passeio. Nesta nossa saída de campo contamos com os pesquisadores Gustavo Garcia, Kelly Torralvo (IEFRA) e Marco Souto da ONG Reserva Natural, que atua também na região. Foi avaliado cada pedaço de mata existente nestes trechos e suas aves catalogadas pelo grupo local. Neste dia não foram observados exemplares de S. papa. A partir dai, diversificou suas atividades. Apesar de não dar continuidade ao Projeto nas matas, o grupo passou a atuar na área de turismo ecológico e pesquisa, dando apoio a projetos científicos e com Educação Ambiental enfocando sempre este tema de ilhas sitiadas de biodiversidade na proximidade de sua casa.
Ao fim de mais uma passarinhada, o grupo contabiliza as suas observações, anota todos os dados e os cataloga a fim de que possam ser dispostos para a população local conhecer a biodiversidade que está ao seu redor muita das vezes despercebida. |
Fragmento de mata
Fonte: Prefeitura de Franca / Mogiana On line / Douglas fotos / PUB / Reserva Natural
Nenhum comentário:
Postar um comentário