quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BIRDWATCHING NO RIO GRANDE


Birdwatching in Rio Grande
Observación de aves en Rio Grande

O pesquisador do PUB e dois Ambientalistas partiram para mais uma etapa da pesquisa em busca dos Urubus do Brasil.  A meta era percorrer toda a extensão do Rio Grande no trecho de margem até Sacramento-MG. O meio de transporte utilizado na expedição foi a embarcação conhecida como voadeira, ou na região apenas denominada como canoa. Durante a expedição, Douglas Fernando guiou a equipe dos três aventureiros com o objetivo de revelar as belezas e a riqueza de fauna encontrada ao longo do rio, objetivando sempre a incansável busca pelos Urubus Rei.
Área do Rio Grande

Paisagem do Local, com o rio ao fundo

A equipe passou pelas gargantas, quênions e penhascos para conseguir a melhor imagem e foco além de dados sobre a ocorrência da espécie. O início das atividades aconteceu no Rancho de propriedade do Douglas, no Município de Ibiraci-MG, onde existe uma represa. As ações previstas para o dia de passarinhada terminou no encontro de uma das diversas baías formadas pela enchente da represa já próximo a localidade de Rifaina-SP.
Trecho de trilhas percorridas

A voadeira em área alagada

Para conhecer toda a mata ribeirinha foi necessário percorrer alguns trechos a pé. Isso aconteceu nas partes onde era possível entrar na mata impenetrável de encosta. Já em alguns momentos era possível atravessar áreas alagadas e penetrar em córregos e ilhas. Neste caso a voadeira era ancorada de maneira adequada possibilitando que a equipe retornasse quando necessário caso houvesse alguma emergência.
Trecho ingreme de mata (Registrando uma ave)

Trecho de mata fechada

Além do registro audiovisual e fotográfico, a equipe realizou um breve levantamento de todas as espécies que foram observadas nos diferentes trechos existentes ao longo do rio. Ao cair da tarde, se fez necessário retornar ao ponto de apoio como medida de segurança, pois o local é frequentado por pescadores exploratórios que poderiam causar algum dano a nossa equipe. Estas agressões se resumem a ameaças em favor das redes de espera que são deixadas de forma predatória, ilegais, que dificilmente são combatidas devido ao difícil acesso a região pelos órgãos competentes.
Trilhas nos córregos

Trilha no descampado

O ponto de maior importância foi o local da concentração de Urubus na região, uma área de difícil acesso que seria georeferenciada posteriormente pelo Ambientalista Leandro Borges, com o auxílio de aparelhos GPS. O mesmo grupo, com o apoio do IEFRA já havia estado na região, gerando um relatório completo com a exata finalização deste, culminando em uma publicação na revista Atualidades Ornitológicas.
Sarcoramphus papa (Foto: Willian Menq)
A metodologia que foi utilizada é simples, possibilitando que a equipe conheça profundamente a real importância dos Urubus Reis na região do Rio Grande. Desta forma será revelada a extensão percorrida pelos urubus próximo ao rio, bem como suas reais condições ambientais. Isso é fundamental para fomentar o debate sobre a preservação da bacia hidrográfica, propor ações preventivas e implantar medidas corretivas e de pesquisa.
Ponto fixo no fim de tarde, adoração a natureza.
Fonte: PUB / Governo de Minas Gerais / ICMBio / IBAMA / CEMAVE / Google / The Internet Bird Collection
Agradecimentos: Douglas Fernando, Willian Menq, Leandro Borges, Kelly Torralvo e Gustavo Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário