sexta-feira, 31 de agosto de 2012

BIRDWATCHING NO CERRADO


Birdwatching in the cerrado
Observación de aves en el cerrado
Conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra e seu entorno, no município de Delfinópolis, é uma viagem pitoresca. A começar pela estradinha de terra em Peixoto, subindo uma ladeira íngreme, lembrando em muito os Andes com seus abismos abruptos. Não fica muito distante em altitude da famosa cadeia montanhosa. Com construções isoladas típicas do interior mineiro, algumas até do século XIX, ligadas às antigas fazendas de café. Por esta rota passam exploradores que percorrem a região atrás de diversos tipos de aventuras.
Caracterização do local

No interior dos capões e matas ribeirinhas, quem visita começa a se familiarizar com as riquezas naturais da região. As montanhas com formações íngremes e de diversos formatos completam a beleza local. Ai neste ambiente é que se inicia o Parque Nacional. Um grande e extenso tabuleiro o destaca como uma linha natural que se costura com os atrativos turísticos disponibilizados em seu entorno. A biodiversidade encontrada no parque e na região é especialmente bela. Facilmente podemos observar papagaios, emas, veados, tamanduás e o raro Lobo Guará. Por meio das placas através da trilha principal, visitante é convidado a viajar pelo silencio natural e voar  por seus belos campos sem sair do lugar.
Placas informativas no PARNA

A partir daí o visitante pode escolher a trilha mais leve, que é facilitada por poder fazê-la em seu automóvel ou caminhar até a nascente do Rio São Francisco. Mas, um dos ícones do parque, é chegar até a cachoeira Casca D’Anta. Porém hoje desviamo-nos um pouco desta rota original e descemos a serra rumo a Delfinópolis. Neste caminho podemos percorrer uma trilha que margeia a represa de Furnas, com todo o tempo do mundo para observar aves, espécies migratórias e as típicas de cerrado, chegando até o Rancho que é nosso ponto de apoio para descanso e planejamento da próxima rota. Lá é um local aconchegante e com uma boa infraestrutura. Andando pelo rancho podem-se observar as águas da represa, um lago e uma pequena mata ciliar. Para os mais entusiasmados existe a possibilidade de se praticar a natação (na represa ou em piscina artificial), jogar futebol ou vôlei. Mas desta vez optamos mesmo é caminhar pela mata e pelo cerrado que a cerca, num percurso total de cinco quilômetros.
Alipiopsitta xanthops


Heliactin bilophorus


Porphyrospiza caerulescens


Rhea americana

A região do Parque Nacional da Serra da Canastra integra também as rotas ambientais que reúnem as atividades turísticas, conhecimentos científicos e educação ambiental. O Projeto Urubu Rei, apoiado pelo IEFRA permite a leitura da ocorrência da espécie na região, que somado ao ecossistema, resulta em elevada biodiversidade.
São experiências diferentes que podem atrair públicos tão diversos como crianças, pesquisadores e turistas. Aves de diversas famílias podem ser observadas com um pouco de paciência e alguma técnica.

Birdwatching no cerrado

Birdwatching na mata ciliar

A intenção é observar aves e montar uma lista das aves encontradas. Assim, além de nosso lazer, temos a possibilidade de contribuir com o modo de visitação e de contemplação da beleza natural, trazendo conhecimento, experiência visual e o quão é importante preservar a natureza.


Creditos de Imagens: Leandro Borges, Douglas Fernando e Gustavo Garcia
Fonte: PUB/ ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário